Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quinta-feira, 24 de abril de 2008

beleza é fundamental

Unhas quebradiças ou com manchas brancas, cabelos sem vida, pele ressecada. Esses pequenos dramas de beleza fazem parte da vida de todas nós. O que nem todo mundo sabe é que eles têm muito a ver com uma dieta inadequada — garantem as nutricionistas mais antenadas do momento, como Gillian McKeith, especialista em nutrição clínica e diretora da famosa McKeith Clinic, em Londres. Na lista de clientes dessa mulher que já virou celebridade estão membros da família real e astros de Hollywood, todos à caça de seus preciosos (e caros) ensinamentos para ficar de bem com o espelho.

Tão badalados são os seus conselhos que ela resolveu colocar tudo (ou quase tudo) no livro O Poder da Alimentação Natural: Você É o Que Você Come (o Bem-Estar Através da Alimentação Saudável), da Elsevier Editora, 2004. Na edição, que rapidamente se tornou sucesso, McKeith fala dos cuidados com a pele, o cabelo e o corpo de forma geral. “Sabia que a pele é o maior órgão do corpo?”, indaga no livro. “Muitos fatores afetam a saúde e a aparência desse órgão: hereditariedade, idade, clima, poluição, níveis de stress, flutuações hormonais e alimentação”, completa. A solução, garante a especialista, está no prato nosso de cada dia. Parece simples, e na verdade é. “Grande parte das queixas das mulheres pode ser abrandada com uma alimentação correta”, ensina a nutricionista paulistana Luciana Setaro, mestre em fisiologia do exercício. É claro que fatores como o estilo de vida, a predisposição genética, o stress e o uso de medicamentos podem comprometer, sim, a saúde e até tornar mais evidentes celulite, gordura localizada e estrias. “Todos esses fatores pesam, mas hidratação, exercícios físicos, massagens, cremes e especialmente uma alimentação balanceada trazem bons resultados na beleza”, confirma Márcia Terra, consultora da empresa paulista de nutrição NutriInsight.

Primeiro remédio: uma dieta equilibrada ajuda a ter uma pele mais saudável. Portanto, beba de 2 a 3 litros de água por dia, coma frutas frescas e hortaliças, que são ricas em fibras e antioxidantes. Evite álcool, fritura, carne vermelha e café. Corte o sal ou troque-o pelo shoyu light. E consuma as gorduras do bem, encontradas no azeite de oliva extravirgem, nas nozes e castanhas. Outra dica importante: uma refeição equilibrada reúne alimentos de várias cores, incluindo principalmente vegetais, frutas e cereais integrais. “As cores indicam variedade de vitaminas e minerais”, diz Márcia Terra. Essas duas medidas dão a partida na sua dieta de beleza. Veja outras providências, sugeridas por Luciana Setaro, para ficar mais bonita, comendo direito. A beleza está logo ali — na feira ou no supermercado.

Soja contra pés e calcanhares rachados

O problema é um alerta do corpo de que há aumento de fungos. Para combatê-los, coma alimentos ricos em biotina (vitamina H), como fígado, soja (grão, tofu, missô ou proteína texturizada) e gema de ovo. A vitamina também é produzida pelas bactérias do bem que se alojam no intestino. Sua carência está ligada à furunculose, seborréia, eczema e aumento dos fungos no corpo. Para dar uma forcinha à hidratação da pele nessa região, não se esqueça ainda de massagear os pés com óleo de linhaça.

Quinua contra olheira

Ela não é apenas reflexo de noites maldormidas. Pode ser o resultado de alergia a determinados alimentos ou os rins que não funcionam a todo o vapor. Capriche no consumo da quinua, cereal de origem boliviana com alto valor nutritivo (à venda nas lojas de produtos naturais). Riquíssimo em proteínas ­ contém mais do que a maioria dos vegetais ­, ele tem sido apontado como “alimento perfeito” pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e Alimentação. Além disso, é boa fonte de fitoestrógenos, que estimulam o trabalho dos rins e ajudam a manter os níveis de hormônios equilibrados. Reforce o consumo de trigo integral, feijão, soja e brotos, que também têm fitoestrógenos em abundância.

Castanha para vasinhos

Varizes e vasinhos podem indicar deficiências nutricionais ou congestão do fígado. Reforce as doses de vitamina E, presente nas castanhas, abacate e amêndoas. Como são ricos em selênio, importante antioxidante, esses alimentos diminuem o colesterol ruim e melhoram a circulação sanguínea. Evite roupas apertadas, faça muito exercício e dê adeus ao cigarro.

Nenhum comentário: