Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mulheres inglesas preferem curvas generosas, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada por uma marca de cereais na Inglaterra com 2 mil mulheres que gostariam de perder peso revelou que a maioria prefere ter curvas generosas a exibir um esquálido padrão de beleza ou manequim 0. A top chef Nigella Lawson, que já foi criticada por diversos meios de comunicação por estar acima do peso, foi apontada como o corpo que mais as inspira.

Os nomes que vieram na sequência também surpreendem não apenas por não exibirem uma figura de top model, mas por não figurar em listas das mulheres mais sexies do mundo: as atrizes Helen Mirren, 64 anos, e Judi Dench, 74. A quarta indicada na pesquisa foi Kate Winslet, que publicamente já revelou que cometeu loucuras para tentar emagrecer e reduzir medidas.

A pesquisa mostrou que para as mulheres são mais importantes as formas do que as medidas do corpo. Segundo os resultados, mais do que perder peso, elas almejam conquistar uma silhueta tipo ampulheta, com seios e quadris bem definidos, e cintura bem delineada. A maioria das entrevistas disse não estar satisfeita com as formas de seu corpo, mas parecidas uma maçã, segundo 35%, ou uma pêra. Já personalidades como Kate Moss e Sienna Muller não são vistas como donas de um corpo ideal, na opinião nas pesquisadas.

Maquiagem das famosas

A gente adora se inspirar nas roupas e até nos cabelos das famosas, afinal é sempre uma boa maneira de estar antenada com as novidades, não é mesmo? Outra coisa que também tem a tendência ditada pelas celebridades é a maquiagem, por isso o Vila Batom escolheu algumas famosas e te ensina como copiar a make de festa usado por elas.

Publicidade

As dicas são da consultora Natalia Antunes.

Angelina Jolie
Para os olhos, a escolha de Jolie foi uma sombra bem suave no tom perolado e delineador preto apenas na pálpebra. Na parte inferior do olho, de dentro para fora, aplique o lápis marrom. Ela está de cílios postiços, se achar muito, uma boa opção é aplicar várias camadas de máscara para cílios. O blush escolhido foi no tom alaranjado. Na boca, só um bilho incolor.

Anne Hathaway
Os olhos são bem marcados neste look. Faça o côncavo dos olhos com uma sombra grafite, em baixo das sobrancelha ilumine com um tom perola. O Lápis para contorno dos olhos preto está na parte superior e inferior dos olhos. Esfumace. A Máscara preta é essencial. Para definir as sobrancelhas, o lápis marrom é uma boa opção. Como os olhos estão bastante destacados, pegue leve na boca. Use um batom neutro, cor de pele ou um gloss como o rosa bem leve.

Britney Spears
Assim como o look de Anne, os olhos estão em destaque. Aplique, da parte interna dos olhos até a metade da pálpebra, uma sobra cinza clara. Aplique uma sombra preta, de fora para dentro, respeitando o côncavo e fazendo um efeito mais "puxadinho". Passe o lápis preto em cima e na parte inferior sobre os cílios, não esqueça de abusar da máscara para cílios preta. Por fim, passe um blush avermelhado e um batom rosa.

Maquiagem das famosas

Angelina Jolie, Anne Hathaway e Britney Spears. Fotos: reprodução/ blog Lumi Comésticos.

Gisele Bundchen
Para obter o look bronzeado, escolha um blush alaranjado ou bronze. Aplique-o na maçã do rosto e também na testa. Nos olhos utilize sobra pérola na parte interna dos olhos e embaixo das sobrancelhas. Um tom púrpuro de sombra deve ser usado de fora para dentro fazendo o côncavo. O lápis preto deve ficar bem marcado na parte superior dos olhos. Use máscara preta nos cílios superiores e inferiores. Escolha um batom rosado e aplique com o dedo para dar a sensação de naturalidade.

Halle Berry
Ela está com duas sombras, uma prata que está mais visível na parte interna dos olhos e uma sombra preta bem esfumada. Esfumace o lápis preto nos cílios inferiores de fora para dentro. Capriche na máscara para cílios preta, mas só aplique nos cílios superiores. O Blush é alaranjado. Por fim aplique gloss incolor.

Rihanna
Faça o contorno dos olhos com sombra preta e abuse do rímel. O destaque deste look é o batom, escolha um tom de rosa bem chamativo, próximo ao pink.

Maquiagem das famosas

Batons laranja e coral dão vida aos lábios

Quando se fala em inverno, a imagem de make que costuma vir à cabeça é a com tons discretos, pouco vibrantes. Mas, não é bem assim que funciona. Tanto é que alguns tons que prometem chamar atenção no verão já começaram a entrar no visual das celebridades e, também, a circular pelas ruas. Notou que os batons laranja e coral têm dado o ar da graça até mesmo na estação fria? "O nosso frio é iluminado", diz o maquiador oficial da Natura, Marcos Costa. No Hemisfério Norte, onde é verão agora, famosas também exibem a cor nos lábios, mas de forma discreta.

Essas tonalidades, fortes apostas para a próxima temporada, combinam com todas as mulheres, sejam loiras, morenas, negras, orientais ou ruivas, segundo Costa. Compõem um look contemporâneo e podem, sim, ser aliadas a outras tonalidades de destaque. "Fica bárbaro laranja nos lábios e sombra rosa nos olhos. Na última edição do São Paulo Fashion Week, no desfile da Fábia Berseck, também usei um laranja intenso na boca acompanhado de uma sombra da mesma cor nos olhos."

Para quem não tem tanta prática com maquiagem, a dica do profissional é apostar em uma bem natural (nude) e investir no coral ou laranja vibrante nos lábios. Assim, fica livre da possibilidade de pecar pelo exagero.

Dicas
A beauty artist Penélope Beolchi, da agência Lu Molinos & Agenciados, opina que os tons claros e luminosos fazem mais o estilo das pessoas alternativas, enquanto os transparentes e puxados para o rosa caem bem também para as discretas e clássicas. Vale usá-los de dia ou à noite. "No entanto, as mais discretas dificilmente vão se sentir bem com laranja forte durante o dia."

Como uma das ideias do batom é disfarçar o que incomoda a mulherada, além de realçar o make, vale lembrar que algumas tonalidades se tornam aliadas das donas de lábios finos e, outras, de grossos. Quem quer dar a impressão de volume deve apostar nas claras e cintilantes. As que não gostam do bocão, têm como opção os tons mais fechados, escuros, opacos e terrosos.

Mantenha as pernas bronzeadas e bonitas

Durante o verão, as pernas ganham destaque com as saias, bermudas e vestidos curtos. Mas, se você relaxou na praia ou à beira de uma piscina sem tomar cuidados, pode apresentar, além do bronzeado, alguns problemas que afetam a aparência - e podem obrigá-la a usar calças, mesmo nos dias mais quentes.

A combinação sol em excesso e falta de protetor solar resulta em pele opaca e com descamação. "Nesse caso, cerca de dois dias depois da exposição ao sol, quando a pele não está tão sensível, faça uma esfoliação, com movimentos circulares e leves, para remover as células mortas", ensina a esteticista Arlete Cestari. Para esse procedimento, a profissional recomenda produtos à base de semente de abricó (damasco).

Outra boa dica que facilita a renovação da pele é a sauna, que também abre os poros e, além de ajudar na remoção dos pêlos encravados, facilita a hidratação.

Dias quentes podem causar inchaço nas pernas. Para resolver este incômodo, a esteticista Arlete indica massagens e drenagem linfática. "Em casa, deite e eleve as pernas cerca de 15 centímetros - o que ajuda no retorno linfático e na circulação sangüínea¿, afirma.

Exercícios ajudam a deixá-las ainda mais belas
Para conquistar pernas torneadas e bonitas, não tem outro jeito, é preciso colocá-las em ação. Se você não tem tempo ou dinheiro para frequentar uma academia, atitudes simples podem ajudar na tarefa. Confira algumas dicas:

- Vale a pena dar férias para o elevador e substituí-lo pela escada.
- Caminhadas diárias ajudam e muito. Uma forma de trabalhar mais as pernas é escolher caminhos que alternam áreas planas e inclinadas.
- Andar de bicicleta ou correr também ajuda a eliminar a flacidez.
- Quem quer deixar as panturrilhas durinhas pode apoiar as pontas dos pés em um degrau e repetir os movimentos de erguer o corpo e descer. Faça três séries de 15 repetições.
- Não esqueça de se alongar antes e depois dos exercícios. Além disso, procure um médico para analisar se está apto a praticar atividades físicas.

Conheça os riscos de seguir as dietas da moda

Maníaca por dietas, Daniele Maria Bomfim, 32 anos, já recorreu às mais variadas receitas para perder peso: dieta da lua, da sopa, da gelatina... "Eu vivia com fome, mal humorada e nenhuma delas adiantou. Até emagrecia, mas logo engordava de novo. Por fim, tomei inibidores de apetite, que me causaram hipertensão arterial", diz Daniele, que não tinha ajuda médica. "Só consegui perder mais de 20 quilos com reeducação alimentar e malhação. Aprendi a lição".

Assim como Daniele, muitos radicalizam para conquistar um corpo esbelto, apostando em dietas extremas ou jejum prolongado. E o resultado é a saúde em risco por falta de nutrientes. "Dietas sem orientação médica deixam o organismo mais suscetível a doenças por deficiência no consumo de minerais. Num déficit vitamínico, o corpo fica em estado de fadiga", destaca a médica ortomolecular Luciana Granja.

Algumas das consequências mais comuns dos regimes radicais são: tonturas, fraqueza, anemia, queda de cabelo, irritabilidade e desmaios. Arritmias cardíacas e lesões neurológicas, como perda de memória, também podem ocorrer, assim como transtornos alimentares (anorexia, bulimia, compulsão e ortorexia).

"Pessoas com esses transtornos buscam uma imagem de beleza inatingível, e mesmo aqueles que estão na faixa ou abaixo do peso ideal, se sentem gordos. Esses transtornos devem ser tratados por equipe multidisciplinar, incluindo médicos, psicólogos e nutricionistas", diz o psiquiatra Ervin Cotrik, do Instituto de Psiquiatria da UFRJ.

Segundo a nutricionista Patrícia Bertoni, da RioGastro, o tratamento para emagrecimento deve ser de médio a longo prazo. "Um programa de reeducação alimentar, levando em conta o estilo de vida, é fundamental. Com um regime que se adapte ao organismo da pessoa, ela perderá peso sem perder a saúde", avisa.

Para ajudar pacientes com o problema, o Frozen Spa, em Itaipava, criou o "personal diet", consultoria nutricional que, além da reeducação alimentar, inclui o acompanhamento do nutricionista nas compras no supermercado.

Dicas para o processo de emagrecimento não virar doença

O que faz bem

- Seja numa dieta hipo ou hipercalórica, deve-se consumir fontes de vitaminas e minerais para o organismo funcionar bem: ferro, cálcio, zinco, magnésio e potássio.

- Consuma frutas, verduras e legumes, grãos e cereais integrais (aveia, centeio, gérmem de trigo, granola), leite e derivados.

- Opte por carnes magras, peixes e frutos do mar. Prepare-os assados, grelhados e, no caso de carne de aves, retire a pele.

- A alimentação diária deve ser dividida em três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e lanches leves intermediários, sempre em horários regulares. O ideal é alimentar-se a cada três horas.

- Comece as refeições pela salada crua, que reduz a sensação de fome.

- Alterne os legumes cozidos com os legumes crus.

- Pratique exercícios físicos para acelerar a sua queima de gordura e não deixe de controlar seu peso regularmente.

O que deve ser evitado

- Alimentos fritos.

- Grande uso de sal e açúcar.

- Queijos amarelos (queijo prato, provolone, muzzarela). Prefira os queijos magros (ricota, queijo branco).

- Consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e doces. Invista em sucos naturais e opte por frutas frescas em vez de doces.