Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

domingo, 13 de setembro de 2009

Beleza Natural

Vem da feira uma das novidades para o envelhecimento facial
A fruta da vez, rica em antioxidantes, o blueberrye é a mais nova arma contra o envelhecimento facial.
É o que prova o estudo inédito feito pela cosmiatra argentina Zulma Penachio, que será apresentado no 17º Congresso Científico Internacional de Estética, que acontecerá em São Paulo, de 06 a 09 de agosto.
“Minha proposta é combinar a ação antioxidante do mirtilo, também conhecido como blueberry, à radiofrequência. Esta última geração equipamento vai ajudar a estimular o colágeno”, diz Zulma Penachio.
A maçã é a estrela do peeling feito no salão Éclat, no Rio de Janeiro. Indicado para revigorar a pele do rosto, é rico em vitamina C e antioxidantes.
No salão Crystal Hair, o brasileiríssimo urucum ganhou uma versão em peeling que tem feito sucesso pelo ineditismo.”
O urucum é indicado para manchas faciais, principalmente em casos de melasma pós-gravidez.
O tratamento é simples, rápido, indolor e sem sensação de queimação, podendo ser repetido quinzenalmente”, diz a esteticista Teresinha Abreu.
Banho para o corpo e para alma
A Clínica Dicorp, com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, lançou um tratamento para dar um alívio para as peles extra-secas.
É o banho de coco, feito com a água, o óleo e o leite da própria fruta, tem efeito hidratante e, ao mesmo tempo, relaxante. A sessão do banho de coco deve ser feita a cada quinze dias.

Intimidade Preservada

A cirurgia da intimidade vem sendo cada vez mais procurada pelas mulheres. Vaidade, autoestima, manter-se jovem, qualquer motivo é válido para cuidar desse bem tão feminino e valioso.
A cirurgia da intimidade é exatamente o que o nome leva a crer: busca a melhoria estética e funcional dos órgãos genitais femininos.
A técnica foi desenvolvida para, inicialmente, fazer reparos funcionais na região. Mas, com o passar do tempo, foi visto que poderia ser indicada para melhorar o lado psicológico das mulheres insatisfeitas com aspectos estéticos da genitália.
A ligação entre a autoestima e qualquer problema na região é bastante íntima, já que dependendo do caso, a estética pode ser alterada, bem como apresentar infecções, incômodo com uso de determinadas roupas, dor durante o ato sexual e até mesmo promover barulhos inconvenientes.
O constrangimento provocado por tais alterações é tanto que, na maioria das vezes, a mulher tem dificuldades de sentir prazer no ato sexual e tem vergonha de discutir a questão com o parceiro.
A fim de manter o segredo, a alternativa é o fingimento na hora da relação, mais um fator que acaba afetando demais o lado psicológico e que contribui para diminuir a sua autoestima.
Os problemas mais comuns reclamados pela mulher e corrigidos pelas diferentes técnicas de cirurgia da intimidade são hipertrofia dos pequenos lábios (responsável pela dor ou barulho durante o ato sexual), gordura extra na região pubiana (o que proporciona a área proeminente na área conhecida como Monte de Vênus), hipotrofia de pequenos e/ou grandes lábios, flacidez do púbis e alargamento do canal vaginal.
De acordo com o cirurgião plástico Cláudio Bicudo, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o primeiro passo da cirurgia da intimidade começa com a mulher aceitando e assumindo ter um problema na região. “A partir daí, ela deve procurar um cirurgião plástico que, antes de tudo, mostrará que esse incômodo que ela sente com relação a sua genitália não se trata de nenhum bicho de sete cabeças e que ela não está sozinha nesse drama, existem outras mulheres com o mesmo problema” explica o médico ressaltando que por fim, ele diagnosticará o caso para indicar o melhor tratamento.
Problemas e procedimentos mais comuns da região genital:
Lifting pubiano
Correção da flacidez local.
É feita uma incisão logo acima da região pubiana (similar à da cesárea ou abdominoplastia) e, por meio dela, o profissional reorganiza os tecidos da região retira o excesso de pele.
Lipoenxertia
Repor o volume da região Indicada para quem perdeu volume devido à idade ou emagrecimento exagerado. Para realizar a técnica, o cirurgião retira gordura de outra parte do corpo, como abdômen ou culote, e aplica o material por meio de pequenas incisões, dando volume à região.
Perineoplastia
Reconstrução da musculatura vaginal Indicada para os casos de alargamento vaginal, geralmente após parto normal, a cirurgia reorganiza a musculatura da região de modo a estreitar e reforçar. O procedimento consiste em retirar parte da mucosa vaginal e fazer o estreitamento da mesma com uma plicatura.
Lipoaspiração
Monte de Vênus volumoso Indicado para casos em que o conhecido Monte de Vênus é muito volumoso, chega do a marcar na roupa, além de incomodar a mulher. Através de pequena incisão logo acima ou na lateral do púbis, é introduzida a cânula para aspiração da gordura local. Para potencializar o resultado, pode-se fazer um lifting na região.
Ninfoplastia
Redução de pequenos lábios O cirurgião retira o excesso de pele com o cuidado de manter uma quantidade de mucosa suficiente para a proteção natural. É feita, então, a ressecção e a sutura com fios absorvíveis.
Cirurgia da mucosa
Clarear a mucosa vaginal O seu escurecimento é comum após a gestação, pois a ação hormonal desse período aumenta a melanina na parte mais externa dos lábios. A solução é retirar a porção mais externa, onde está escurecida. Sob anestesia local, é feita uma incisão nos lábios vaginais para remover a parte escurecida. A cicatriz fica imperceptível após dois meses, em média.
Cirurgia da mucosa
Clarear a mucosa vaginal O seu escurecimento é comum após a gestação, pois a ação hormonal desse período aumenta a melanina na parte mais externa dos lábios. A solução é retirar a porção mais externa, onde está escurecida. Sob anestesia local, é feita uma incisão nos lábios vaginais para remover a parte escurecida. A cicatriz fica imperceptível após dois meses, em média.
Momentos depois

Logo após a intervenção há um inchaço local que regride na primeira semana, quando é possível perceber os resultados.
Segundo Bicudo, nesse período de recuperação, todo o cuidado é pouco com a higiene local por tratar-se de uma região potencialmente contaminada pela rica flora bacteriana local.
“ Por 15 a 30 dias é preciso evitar exercícios pesados, lavar-se sempre com sabonete líquido antisséptico após ir ao banheiro, evitar roupas muito apertadas, dando preferência às ventiladas e seguir as recomendações médicas para uso de anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos” recomenda o cirurgião alertando que o sexo será liberado de acordo com o procedimento realizado e da cicatrização da paciente.

NOVAS FORMAS

Quem se submete à cirurgia da obesidade quer fazer as pazes com o espelho e com a saúde

NOVAS FORMAS

Quem se submete à cirurgia da obesidade quer fazer as pazes com o espelho e com a saúde, e recorrer à plástica para dar alguns "acabamentos" que eliminem os excessos de pele pode fazer parte desse processo.

As cirurgias de emagrecimento são apenas o primeiro passo de quem está obeso e deseja resgatar a saúde e a autoestima. Depois da perda de peso desejada, a maioria dos pacientes precisa dar retoques com a cirurgia plástica. E nesse caso, não se trata apenas de uma intervenção estética, mas essencial à saúde.

São várias as opções de cirurgias para perda de peso, indicadas para pessoas obesas que têm a saúde prejudicada pelo excesso de peso e gordura corporal, como redução do estômago, balão intragástrico, banda gástrica, entre outras.

Todas têm por objetivo a perda de peso (ou melhor, de muito peso).

E assim que conquistado o resultado desejado, o espaço que antes era preenchido por tecido adiposo fica vazio, o que deixa pele sobrando. Esse tecido excedente é antiestético, além de ser prejudicial à saúde. "Os locais mais comuns são as coxas, braços e o abdômen. Outras áreas acometidas são o tórax (região mamária), costas e face", avalia o cirurgião plástico Cláudio Bicudo, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Para cada região, há uma técnica diferente de cirurgia. Porém, mesmo quando há indicação para o procedimento em mais de uma área, nem sempre eles podem ser realizados em um mesmo tempo cirúrgico; as condições clínicas é que irão determinar, já que plásticas em áreas extensas debilitam demais o organismo.

Cuidados especiais

Já que a perda de peso resultante da cirurgia de emagrecimento não é imediata, a recomendação é esperar que o peso esteja estabilizado antes de encarar as correções, o que costuma demorar de um a dois anos.

O paciente precisa ter em mente que nem sempre o resultado desejado aparece com apenas uma intervenção - e isso é comum. "É preciso complementar as cirurgias, já que estamos fazendo ajustes na quantidade e distribuição de pele.

Como dito anteriormente, em alguns casos há necessidade de vários procedimentos que nem sempre podem ser feitos todos de uma só vez", alerta o cirurgião.

Por tratar-se de pacientes ex-obesos, pode-se pensar que os riscos de saúde aumentam, mas isso não é necessariamente o que acontece.

"O risco não está ligado ao fato de a pessoa ter sido obesa, mas às condições atuais em que o paciente se encontra e seu histórico pessoal. Alguns tipos de cirurgia de estômago podem trazer conseqüências, como deficiência para absorver ferro, proteínas e outros nutrientes. A falta desses nutrientes tem de ser levada em conta para o risco cirúrgico e, se necessário, corrigidas antes da cirurgia plástica”, complementa Bicudo.

Cirurgias para as regiões afetadas pelo excesso de pele:

Lifting facial

Região afetada: rosto

A técnica atua sobre a pele e musculatura faciais, eliminando o excesso de tecido que provoca a flacidez. A incisão é feita abaixo da costeleta, contorna a orelha e termina atrás da mesma. Por ela, o médico descola a pele, traciona e remove o excesso.

A paciente precisa estar preparada para o pós-operatório, pois é comum o rosto ficar com edemas, equimoses e hipersensibilidade ou insensibilidade em algumas áreas. Tudo isso desaparece com o passar do tempo. As orientações pós-operatórias incluem evitar a exposição direta ao sol e qualquer tipo de atividade física por 3 semanas.

Mamoplastia redutora

Região afetada: seios

Para eliminar a flacidez nessa área, é feita uma incisão em forma de T invertido ou L que serve de acesso aos tecidos internos. Ali, o profissional retira o excesso de glândula mamária e gordura (quando for o caso) e também elimina a pele excedente.

Por fim, a glândula mamária é posicionada no centro, dando projeção e ajudando na ptose, e a aréola é reposicionada.

No período de recuperação, a paciente terá os movimentos limitados, já que não é permitido movimentar e levantar muito os braços por um período de uns dois meses. Também é indicado evitar esforços físicos por 60 dias e não se expor diretamente ao sol por três meses.

O uso de sutiã modelador é essencial e deve ser contínuo por dois meses.

Dermolipectomia

Região afetada: braços e coxas

A incisão dessa cirurgia tem cerca de 10 a 30 centímetros e é feita na parte interna do braço (da axila ao cotovelo), no caso dos braços; nas pernas ela é feita na virilha podendo se estender em direção ao joelho.

Por esse corte, o cirurgião retira o excesso de pele e ajusta o restante novamente.

Os movimentos em braços e pernas, dependendo de onde for realizada a cirurgia, são limitados por um período de duas semanas a 15 dias. As atividades físicas e a exposição solar só serão liberadas após 1 mes ou recomendação médica. O uso da cinta cirúrgica é essencial e deve ser por um período de dois meses.

Abdominoplastia

Região afetada: abdômen

Toda a intervenção é realizada através de uma incisão feita um pouco abaixo da linha do biquíni, bastante similar à feita na cesárea ou poderá ter uma forma em ancora nos casos mais severos de flacidez abdominal.

Por ali, o cirurgião plástico elimina o excesso de gordura e pele, reacomoda os músculos e finaliza tracionando e reposicionando o tecido. Depois de realizada a cirurgia, a paciente precisará passar por um repouso que dura, em média, 15 dias.

Também faz parte dos cuidados básicos desse período usar um dreno abdominal por cerca de cinco a sete dias. O retorno às atividades normais, como trabalhar, só pode acontecer depois de 30 dias. Praticar exercícios físicos, assim como dirigir, só está liberado após 30 dias.

Gengiva nota 10

A gengiva, apesar de ficar escondidinha, chama mais atenção do que deveria se não estiver em condições ideais. Para deixá-la tinindo e no seu devido lugar, existem tratamentos que aumentam, diminuem e até alteram a coloração dessa parte importante do sorriso.
A gengiva é mais do que a moldura dos dentes, é ela quem os sustenta e os mantém no lugar, além de ajudar a embelezar o sorriso.
Portanto, precisa ser saudável e estar esteticamente bonita.
Porém, a gengiva tem alguns vilões: fatores genéticos, étnicos e má higiene podem influenciar de maneira negativa, deixando-a grande ou retraída demais, além de alterar a coloração.
Segundo o cirurgião dentista José Carlos Barbosa, há uma técnica indicada para resolver cada problema e pode ser desde um procedimento estético até cirurgia.
Veja como é possível recuperar a beleza da sua moldura dental.
Gengiva mais à mostra
José Carlos Barbosa explica que há casos em que há recessão gengival, ou seja, a gengiva fica afastada da coroa do dente, deixando-o exposto e, em alguns casos, uma parte da raiz fica à mostra.
O problema possui várias causas, como doença periodontal e traumatismo, ambos causados pela má escovação.
Enxerto gengival
De acordo com o cirurgião dentista o enxerto gengival faz o recobrimento radicular, aumentando a gengiva.
Para a realização do procedimento, retira-se tecido de uma área doadora do próprio paciente, normalmente a região do palato, e a enxerta próxima ao dente com a recessão gengival.
"A recessão é medida e o tamanho do enxerto é removido proporcionalmente ao tamanho desta faixa de raiz exposta, a fim de que toda a recessão seja recoberta", explica a profissional. Dependendo da extensão e do número de dentes que apresentam o problema, a cirurgia deve ser realizada em várias etapas.
“Em média, após dois a três meses a mesma área doadora pode ser utilizada novamente. O enxerto também pode ser realizado com uma matriz dérmica acelular, material alógeno retirado de banco de tecidos" explica José Carlos Barbosa lembrando que "a principal vantagem desta técnica em relação ao uso de enxertos autógenos é que envolve apenas uma área cirúrgica, dispensando a área doadora do paciente", explica o dentista dizendo que o procedimento custa a partir de R$ 800, cada dente.
Fim do sorriso gengival
O sorriso gengival, um problema conhecido pelos leigos e facilmente notado, é identificado pela exposição excessiva de gengiva ao sorrir.
Existem algumas particularidades desse problema responsáveis por determinar o tratamento. O diagnóstico é feito por meio de exame clínico e análise radiográfica e só a partir daí é indicada a melhor forma de tratamento.
Cirurgia ortognatia + aparelho ortodôntico
O sorriso gengival pode ser provocado pelo crescimento excessivo da maxila (ossos) e erupção passiva dos dentes.
Nesse caso é necessária uma intervenção cirúrgico-ortodôntica, associando o uso de aparelho fixo e cirurgia ortognatia maxilar, explica José Carlos Barbosa.
A cirurgia é realizada sob anestesia geral, consiste em reposicionar todo o segmento superior maxilar, que engloba dentes e osso.
Esta nova posição da maxila é estabilizada com a utilização de miniplacas fixadas ao osso e, durante a fase inicial, também são utilizados elásticos que unem o aparelho ortodôntico superior ao inferior.
Após a intervenção cirúrgica, o paciente permanece internado por um dia. Nos 15 dias subsequentes, entretanto, deverá ter cuidados especiais com a alimentação e restrições em relação às suas atividades físicas. Preço: R$15 mil, em média.
Cuidados redobrados:
Pacientes com aparelho ortodôntico ou prótese fixa requerem mais cuidados com a higienização oral que os demais. "A falta de higienização promove inflamação gengival, podendo ser vista por hiperplasia e sangramento no tecido", alerta o cirurgião-dentista.
Para que a limpeza seja completa, além do uso da escova tradicional é importante usar escova interdental e fio dental com passa fio - uma agulha de plástico que auxilia a passagem do fio dental por baixo dos componentes do aparelho e, no caso da prótese, naquelas regiões em que os dentes são fixos uns aos outros.
José Carlos complementa: "no caso de pacientes que usam próteses removíveis e totais, as mesmas devem ser removidas para higienização e durante a noite para dormir, pois a diminuição do fluxo salivar promove a deposição de bactérias na base dos aparelhos protéticos causando inflamação tecidual, deixando a região com aspecto avermelhada e com mau hálito."
Gengivectomia
No caso do sorriso gengival causado pelo excesso de tecido mole (gengiva), a gengivectomia é a cirurgia mais indicada.
"Com uma lâmina de bisturi, o periodontista remove o excesso de tecido que cobre a coroa dos dentes, aumentando a sua exposição. O paciente deve permanecer em repouso relativo por apenas 48 horas", relata o dentista.
Preço: R$ 2,5 mil, em média.
Clareie a área
A gengiva escurecida é mais frequente em negros, já que o problema é causado por uma elevada produção de melanina no tecido local.
Peeling Gengival
O peeling gengival é a remoção mecânica da camada externa do tecido gengival. O método é realizado com anestesia local com brocas especiais e apare-lhos sônicos e ultrassônicos.
Estes equipamentos fazem uma suave descamação superficial na mucosa sem nenhum corte. A técnica pode causar um pouco de desconforto, mas não sangra.
O resultado é transitório, sendo necessárias novas intervenções anuais.

ESPECIALISTAS CONTAM TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TER LÁBIOS LINDOS

Além do envelhecimento intrínseco, que ocorre naturalmente com o passar dos anos, os lábios estão permanentemente expostos a fatores externos como o sol, o vento e a poluição. Desta forma, com o tempo, a pele desta região perde hidratação, volume e contorno, tornando-se mais ressacada, sem brilho, com rugas, mais fina e sem o contorno tão bem definido na juventude.

A boa notícia é que já existem tratamentos disponíveis para amenizar cada um destes prejuízos. Os mais realizados são o preenchimento labial com ácido hialurônico, como JUVÉDERM®, a aplicação de Toxina Botulínica e os lasers.

Saiba o que os dermatologistas Dr. André V. Braz, do Rio de Janeiro, e o Dr. Otávio Macedo, de São Paulo dizem sobre estes procedimentos e como ter lábios mais bonitos por muito mais tempo.

PREENCHIMENTO LABIAL COM ÁCIDO HIALURÔNICO (JUVÉDERM®)

O ácido hialurónico é uma substância naturalmente presente no organismo humano e que se degrada com o passar dos anos. Neste caso, o preenchimento labial com ácido hialurônico pode ser indicado para:

CONFERIR VOLUME LABIAL: quando injetado na mucosa labial, JUVÉDERM® restaura o volume perdido com o tempo, corrige imperfeições ou simplesmente aumenta o volume de um lábio, deixando-o naturalmente mais bonito.

REALÇAR O CONTORNO LABIAL: Neste caso, JUVÉDERM® é aplicado mais superficialmente no contorno dos lábios e, portanto, é utilizado para redefinir o desenho/contorno labial, sem conferir volume. Para quem tem o ‘arco do cupido’ (curva central do lábio superior, que forma um V) ou os filtros labiais (linhas que vão da ponta do arco do cupido em direção ao nariz) pouco definidos, também é possível realçá-los com JUVÉDERM®.

TRATAR AS RUGAS ESTÁTICAS: Quando o paciente apresenta rugas estáticas nesta região, ou seja, aquelas rugas chamadas de código de barras, visíveis mesmo com o rosto em repouso, o tratamento com JUVÉDERM® pode ser indicado.

Os resultados do tratamento com preenchedores labiais podem ser muito bonitos e naturais, porém quatro pontos fundamentais devem ser considerados:

1) CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS. Quando alguma paciente pede a boca da Angelina Jolie, o Dr. André explica que “a Angelina é uma mulher alta, com rosto largo, olhos grandes e a boca dela é proporcional a tudo isso”. Ou seja, não é um perfil de boca adequado para qualquer pessoa. Para realçar o volume labial de forma natural e harmônica, é essencial respeitar as individualidades.

2) PROPORCIONALIDADE ENTRE OS LÁBIOS. O lábio inferior é, naturalmente, um pouco maior do que o superior e, para alcançar resultados mais naturais, essa proporção precisa ser mantida. É justamente a tentativa de igualá-la que resulta no famoso e temido “bico de pato”.

3) PROFISSIONAL ESPECIALIZADO. Escolher um especialista médico habilitado na técnica de aplicação é essencial para o sucesso do tratamento. Lembre-se que o preenchimento labial é um tratamento médico.

4) SUBSTÂNCIA SEGURA. “Por mais que seja tentador um resultado permanente, no caso do preenchimento, fuja das substâncias definitivas, como o polimetilmetacrilato (o famoso PMMA), que é mais comumente associado com efeitos adversos também definitivos”, aconselha o Dr. Otávio. O ácido hialurônico, além de ser a substância mais segura, por ser temporário, permite que os resultados sejam aperfeiçoados a cada nova aplicação.

TOXINA BOTULÍNICA TIPO A

Frequentemente confundido com os preenchedores faciais e labiais, outro tratamento disponível para esta região é a aplicação de toxina botulínica tipo A. Ela não tem a capacidade de conferir volume, mas também pode ser utilizado para atenuar as rugas do tipo códigos de barras. A principal diferença é que, neste caso, enquanto o preenchedor trata as rugas estáticas, a toxina é indicada para o tratamento das rugas dinâmicas, visíveis quando movimentamos a região fazendo um “biquinho”.

LASER

Como parte do envelhecimento de qualquer parte do corpo, a manchas também podem aparecer nos lábios, principalmente em fumantes e em pessoas que abusam do sol ou não os protegem no dia-a-dia. Para atenuá-las, os especialistas indicam um tratamento com laser que, além quebrar o pigmento das manchas, clareando-as, ainda estimula a produção de colágeno e atenua as rugas mais superficiais. O inverno é uma boa época para a realização do tratamento.